Sobre pessoas sábias que viveram bastante…

May 9, 2005 § Leave a comment

Lendo o post do Rípper me lembrei de uma história que aconteceu comigo uns dois anos atrás…

Fui no restaurante aqui do lado do escritório almoçar às 14:30. Estava cheio de trabalho pra fazer e comer me parecia um mal necessário: precisava continuar vivo pra produzir, em minha corrida de ratos.

Preparei meu prato não pensando em tomates, alfaces, cenouras, bifes, arroz e feijão… mas sim pensando fibras, antioxidante, vitamina A, proteínas e carboidratos.

Água pra hidratar e empurrar a comida.

Sentei na minha mesa e comecei a ingerir meus carboidratos e proteínas. Nem percebi que na mesa ao lado tinha um velhinho. Daqueles velhinhos bem cansados, com cara de quem viveu o que a gente viveu, e chegou no fim do caminho, sabendo aonde a estrada que trilhamos nos levará.

Gentilmente o velhinho tocou no meu braço e me pediu: “Meu filho, por favor, não faça isso…”

Acho que ele percebeu minha cara de espanto e imediatamente pediu desculpas… mas continuou:

“Quando a gente tem vinte e poucos anos, tem pressa de viver. Queremos que nossa vida ande, queremos que as coisas aconteçam. E eu não invejo você pelo fato de que o seu tempo é mais corrido que o meu.
Mas por favor, não deixe nunca de sentir sua vida para poder viver. Acorde todos os dias e veja que é um novo dia, almoce, e não engula os alimentos, com pressa. Sinta o gosto… sinta a textura do que você come. Se delicie com os alimentos e mastigue cuidadosamente cada porção de comida que você põe na boca.
Quando eu tinha a sua idade eu era que nem você. Aí, um dia eu percebi, que eu tinha que ir no banheiro, e tava com uma prisão de ventre insuportável! Eu nunca senti tanta dor na minha vida!!! E o médico disse, ou você mastiga direito os alimentos, ou você vai sofrer pro resto da vida com isso!”

Bom… digamos que o velhinho mudou minha vida.

Leave a Reply

What’s this?

You are currently reading Sobre pessoas sábias que viveram bastante… at AnarcoBlog.

meta

