Sobre Verdades de Fato.

May 23, 2006 § Leave a comment

Certo, estou passando por um momento de vácuo criativo. Nessas horas eu faço a coisa mais sensata: Pego uma idéia antiga, finjo que ela é nova, escrevo um texto, e torço pra que algum dos colaboradores tenha uma idéia melhor.

Na verdade, nem sei se já falei sobre isso, mas queria falar agora sobre verdades de fato.

Nas relações sociais, especialmente nas afetivas (porra, foda-se a sutileza, estou falando de Xaveco, de novo) a gente tem que, o tempo todo, lidar com a possibilidade de a pessoa estar mentindo.

Na verdade, eu acredito que a chance geral de uma pessoa estar mentindo é 50% (ou é mentira, ou não – mais uma aula de Probabilidade Malandrica). Obviamente em alguns casos é mais fácil a pessoa estar mentindo ou não que outros… Por exemplo, se uma pessoa fala que já olhou o próprio toba no espelho, é uma situação tão constrangedora, mas tão constrangedora, que você não tem motivo pra acreditar que uma pessoa esteja mentindo pra se colocar nessa situação.

Via de regra, a questão de saber se uma pessoa mente ou não é saber se a aparência dela corresponde à essência. No xaveco você quer agradar a pessoa (não percam meu texto “O Xaveco Como Processo”). Pra isso você precisa saber do que ela gosta. Pra descobrir isso você procura pistas no que ela aparenta.

Caso Prático: Stein está xavecando uma mina que namora. Essa mina que namora está devidamente bêbada e fala para Stein: Eu namoro… Mas nunca deixei de trair meu namorado. No dia seguinte, ela fala que estava bêbada e não se lembra de nada.

Pergunta: Ela falou a verdade ou não?

Resposta: NÃO IMPORTA!

Se ela disse que ela traiu o namorado dela, isso pode ser verdade ou pode ser mentira… Ela pode ser uma Madre Teresa. Mas tem um fato: ela QUER que você acredite que ela traiu. Portanto, sendo verdade ou mentira em seu mérito, é uma verdade de fato: ela quer que seja verdade.

Assim, da próxima vez que uma mina e der uma informação que é boa pra você e ta na cara que ela sabe disso, não perca tempo em descobrir se é verdade ou não: compre camisinhas.

Já as mulheres podem eventualmente continuar preocupadas com o fato de ele ser um galinha e estar mentindo só pra comer vocês… Mas a gente não tem esse problema! Há! Pegadinha da Sociedade Capitalista Machista!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Sobre Verdades de Fato. at AnarcoBlog.

meta

%d bloggers like this: