Tudo o que você sempre quis saber sobre blogs, mas queria um texto com título original pra perguntar.

October 23, 2007 § Leave a comment

O que é, se é que vem a ser alguma coisa, um blog.

1) Blogs existem?

Na opinião de Padre Quevedo, blogs nonexistem. Tratam-se apenas de fenômenos parapsicolóxicos. Porém, discordo veementemente da opinião do Padre Quevedo e afirmo: Blogs existem. Dado o fato que eu já li alguns textos afirmando que a sociedade não existe, ou que o amor não existe, me parece menos inadequado partir da constatação do óbvio que deveria.
Existem pessoas que afirmam fundamentadamente que o amor não existe e que é apenas uma séries de reações químicas ocorrendo no seu cérebro, como outras drogas como o ecstasy, a maconha e a cocaína. Bem, o ecstasy a maconha e a cocaína são bem reais, assim sendo, não me interessa saber o que é o amor, ou o que é um blog, no presente momento, apenas afirmar que ele existe.
2) Agora sim: O que é um blog?
Um blog, basicamente, é um formato de publicação de informação na internet.
É muito importante não confundir um blog com ecstasy ou maconha, ou com amor, que são coisas que causam reações químicas no cérebro, pois existem inúmeros blogs que não causam nem advém de qualquer reação química no cérebro.
De fato, o segredo do sucesso dos blogs é o fato de que eles permitem que qualquer analfabeto funcional dê publicidade ao que quer que ele deseje. Blog é um formato, não um conteúdo. Repita isso todos os dias antes de dormir.

3) Para quê serve um blog?
Um blog pode não ter utilidade nenhuma, ou se prestar a divulgar informações valiosíssimas, como vídeos da Xuxa molestando sexualmente um menor de idade.
Na prática, um blog serve para você publicar o que quiser e alguns leitores perdidos caírem na sua página. Desses perdidos alguns gostam do que você escreve e viram freqüentadores, outros simplesmente vão embora. Também existem aqueles que passam a te odiar. E, bem… Plínio Marcos dizia que se alguém te odeia, alguma coisa certa você está fazendo.
4) É possível ganhar dinheiro com um blog?
Sim, é. A Bruna Surfistinha, por exemplo, ganhava cerca de 250 reais por post, mas sem anal. Se você fizer anal, pode ganhar até uns 300 reais por post, o que, convenhamos, é uma boa grana.
Você também pode tentar fazer social, ganhar links patrocinados, alugar banners e fazer promoções no seu blog. Mas isso vai te fazer ter que engolir um monte de coisa nojenta e se sujeitar a posições incômodas. Ou seja, você vai estar na mesma situação da Bruna Surfistinha.
Outra forma muito ressaltada de ganhar dinheiro com um blog é usá-lo como ferramenta de marketing. Você usaria o seu blog pra mostrar o melhor de você para o mundo e as pessoas jogariam louros (a planta, não homens suecos) em você. Para usar um blog como ferramenta de marketing, porém, você deve ter em mente duas coisas: a) nós vivemos em um país com liberdade de discurso e liberdade de pensamento; b) nunca exerça essas duas liberdades ao mesmo tempo.
Caso você pretenda usar sua liberdade de pensamento e de discurso ao mesmo tempo (e ser uma pessoa autêntica, com chance de contribuir com alguma coisa para alguém) exerça ainda um terceiro direito: o direito ao anonimato. Adote um pseudônimo.
5) Qual o valor de um blog?
Um blog tem o valor que as pessoas dão pra ele. Existem aqueles que querem contribuir com algo original. Existem aqueles que se contentam com um conjunto de links mais ou menos estruturados.
Bom, o trabalho do organizador recebe a proteção de direito autoral pela Lei de Direitos Autorais, assim, não cabe o preconceito contra os blogs de links. Por outro lado, tem coisa originalmente ruim por aí. Então, o valor do blog é o valor dado pelos leitores.
6) É fácil ter um blog?
É fácil montar um blog. É difícil manter um blog.
Na minha opinião, um blog estruturado é o maior desafio que um artista pode ter. Ele tem que lidar com o conceito de assiduidade e sem cobranças. Blogs não rendem, em si, dinheiro. Uma coluna semanal numa revista se resolve com algumas horas de trabalho bem remunerado.
Blogueiros usualmente tem coisas melhores pra fazer: ler um livro, jogar wow, fazer sexo, ouvir música, comer paçoquinhas, etc.
7) Qual a grande característica de um blog?
Os blogs são tão variados quanto os blogueiros, mas uma das características mais marcantes de um blog é sua fragilidade.
Blogs são feitos para serem atualizados com grande freqüência. E utilizam sistemas de armazenagem muito sensíveis. Facilmente tudo se perde. O Malandricus passou por uma mudança de template recente que fez se perderem todos os comentários. Outros blogueiros perderam textos inteiros. De tempos em tempos eu faço um backup do malandricus. Mas a batalha humana pela perenidade ainda está pendendo para a derrota.
Na verdade, armazenagem digital se perde facilmente. Cópias “duras” também se perdem: as tábuas sumerianas viraram pó há tempos. Acho que a única forma de se armazenar informação de forma eterna é escrevendo ela em baratas, uma vez que todo mundo fala que elas herdarão a terra mesmo em caso de uma hecatombe nuclear.
O problema é que as baratas não param quietas pra você escrever nelas (acho que faz cócegas). E uma vez que não é possível obter o ideal, lidamos com o possível: publicações em meios físicos na tentativa de não apenas tornar o trabalho dos blogueiros perene, como também dar maior divulgação aos mesmos.
Chegamos agora ao ponto para o qual esse post foi escrito.
Rebs, autora do blog “Álcool com Açúcar” e escritora de roteiros, textos e crônicas convidou esse que vos escreve (e que não poderia nunca se apresentar como “um humilde blogueiro”) a participar do lançamento da Revista Álcool com Açúcar, que ocorrerá no dia 27 de outubro de 2007 no “No Quintal Bar” (Rua Joaquim Távora, 1223, Vila Mariana), a partir das 18:00 hrs.
O convite foi devidamente e com grande efusividade aceito, a despeito da incapacidade de se escrever um texto à altura de um projeto mais relevante como esse. (Ei, árvores morreram por essa revista, sabia?)
Assim sendo, estendo o convite do mundo virtual ao mundo real para que todos os leitores, colaboradores e curiosos que acessam esse blog participem do lançamento da revista que, por razões mercadológicas trará textos não publicados no Malandricus Bar & Vodka.
Agradecemos a atenção.
Malandricus Bar & Vodka retomará sua programação normal.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Tudo o que você sempre quis saber sobre blogs, mas queria um texto com título original pra perguntar. at AnarcoBlog.

meta

%d bloggers like this: