O Mundo é Um Lugar Cheio de Idéias – (quick post enquanto Stein prepara algo sobre covardia)

February 12, 2008 § 1 Comment

Uma descoberta indubitavelmente é uma das coisas mais divertidas que pode acontecer pra um ser humano.

Todos deveriam, um dia, pelo menos, sentir aquela indescritível sensação de “eureka” e sair correndo pelado pela rua. Obviamente, sair correndo pelado pela rua é apenas um tempero na sensação de eureka, mas se você não puder sair correndo pelado pela rua porque descobriu alguma coisa, quando você poderá?

Acho que esse é um dos grandes entraves para o progresso científico, morar em cidades grandes. Mais precisamente, morar em apartamentos.

Imagine-se na melhor cena arquimédica (o filósofo Grego, não o Médico Supremo) quando, de repente, você tem um insight de profundo entendimento a respeito de um problema que estava te atormentando (uma tese jurídica, uma solução de cálculo, ou mesmo aquela resposta ideal pra uma conversa que você está para ter). É NATURAL que você queira sair correndo pelado gritando “eureka!”.

Então você tem que sair do seu chuveiro, ir até o elevador, chamar o elevador, esperar ele chegar e correr o risco, eventual, de encara seus vizinhos estando você nu, com o cabelo cheio de espuma e escorrendo água.

Bing – pára o elevador.
“Desce?”
“Hã… não… sobe… mas o que você está fazendo nu no hall social?”
“Quero descer e gritar ‘eureka’ pelado pela rua.”
“Tá, mas você está ensaboado e molhado e… nu…”
“Hummm… melhor usar o elevador de serviço…”

Não me refiro aqui às grandes descobertas. A invenção da lâmpada, a descoberta da penicilina, o desenvolvimento da teoria da relatividade, todas essas descobertas, notáveis, e que estão fora do alcance do ser humano médio, provavelmente justificariam um “atalho” pela janela.

Pense nisso da próxima vez que você ouvir falar que alguém pulou pela janela. Ele pode ser um gênio e você não sabe.

Mas fora as grandes idéias, eu possuo um carinho especial pelos improvisos.

Sim, improvisos, as populares “gambiarras”, sabe?

Usar uma camisinha pra consertar o registro de água da casa da sua namorada, quebrar nozes no batente da porta, pasta de dente pra tapar buracos de pregos na parede, etc.

É muito fácil realizar essas pequenas tarefas quando você tem as ferramentas adequadas, mas improvisar, isso sim é uma arte.

Por outro lado, é muito importante saber separar uma boa idéia de uma má idéia.

Na guerra, por exemplo, alguns improvisos geniais foram feitos.

Desde usar serpentina instantânea (sim, aquelas de lata que normalmente usam no carnaval) para encontrar “tripwires” (fios invisíveis de nylon que disparam minas direcionais), até mesmo usar tampax pra fechar buracos de bala (ei… aquilo serve pra controlar sangramentos, não?).

Tais idéias, frutos de momentos de presença de espírito de homens e mulheres que precisavam tomar uma decisão rápida num momento difícil, são exemplos de brilhantismo.

Por outro lado…

No mesmo exército, alguns médicos estavam pensando em como diminuir o desconforto causado por vôos em altas atitudes aos quais os pilotos de caças estão freqüentemente sujeitos.

Bom, alta atitude é igual a baixa pressão atmosférica. A solução para tal problema envolveria alguma coisa que estimulasse a circulação sanguínea. Um vasodilatador. Cialis.

Pera.

Então, pra algum cientista, a idéia de “diminuir o desconforto de pilotos da aeronáutica” é colocar um bando de homens, de pau duro, no meio do deserto, por 20 horas seguidas?

Bom, se eu estivesse no meio do deserto, cercado por macho de pau duro, realmente, a última coisa que ia me preocupar era a altitude.

Pra falar a verdade, se eu estivesse no deserto cercado por homem de pau duro, a primeira coisa que eu ia querer era entrar num avião e ir pra QUALQUER lugar que fosse longe dali.

Portanto, gênios da humanidade, antes de ter uma idéia, lembrem-se: Pau duro muitas vezes é um problema e raramente é uma solução.

Advertisements

§ One Response to O Mundo é Um Lugar Cheio de Idéias – (quick post enquanto Stein prepara algo sobre covardia)

  • Ripperjack says:

    O pior de tudo é que pilotos de caça supersônico ainda utilizam um “pino” na poltrona do cockpit pra q possam dar uma “travada” ali…

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading O Mundo é Um Lugar Cheio de Idéias – (quick post enquanto Stein prepara algo sobre covardia) at AnarcoBlog.

meta

%d bloggers like this: