Sobre Conhecimento, Habilidade e Inteligência.

April 10, 2008 § 1 Comment

Existem diversos assuntos que ficaram implícitos na história do blog, mas que nunca foram abertamente discutidos.

A dicotomia (ou tricotomia?) conhecimento x habilidade x inteligência é uma delas.

Cada vez mais eu me flagro como um utilitarista.

Uma das grandes brigas entre os economistas é na teoria do Valor.

Marx afirmava que o que dá valor à coisas é a quantidade de trabalho agregado à matéria prima. Quanto vale a água? Se você está na frente de um rio, nada. Se você está em casa e abre a torneira, aquela água vale exatamente o trabalho necessário para captá-la e encaná-la até você.

Essa concepção é intuitiva e, como ocorre com inúmeras concepções intuitivas, não guarda necessariamente relação alguma com a realidade.

Ok. Trabalho agrega valor. Então, por definição, um laptop vale muito mais que um copo de água, ok? Bom, não se você estiver no meio do deserto.

Os utilitaristas defendem que o valor de algo é intimamente ligado à utilidade que aquilo vai lhe trazer. Obviamente utilidade é um conceito subjetivo e que varia de pessoa para pessoa, além de ser plástico e mutável, sendo possível se agregar valor a alguma coisa a majorando ou diminuindo a utilidade que certo bem pode ter para alguém.

E note que por utilidade eu estou falando desde um laptop a um plugue anal do menino Jesus.

Dessa forma, caímos, inicialmente, na questão do conhecimento.

Conhecimento, primeiramente, não se confunde com inteligência. Eu definiria inteligência, de forma ampla, como a capacidade de criar raciocínios abstratamente. Se localizar sem um mapa, fazer contas sem precisar de lápis e papel, se colocar no lugar dos outros sem ter que passar pelas mesma situações seriam demonstrações de inteligências de vários tipos, que foram a coqueluche dos livros de auto-ajuda e que, por sorte, foram substituídos por uma avalanche de releituras de textos samurais, o que é bom porque a partir daí aprendemos que podemos resolver nossos problemas utilizando violência ou simplesmente cortando nossas barrigas com uma lâmina muito afiada.

Se inteligência é um potencial, primordialmente genético com um aspecto de desenvolvimento por exercício (a esse respeito, vide Freakonomics), o conhecimento é primordialmente adquirido. Se a inteligência lida com abstrações e analogias, o conhecimento apresenta fatos simples.

Porém, nem tudo se resume a inteligência e conhecimento. Infelizmente também há a habilidade, que nada mais é que a capacidade de aplicar em pouco tempo o conhecimento adaptado pela inteligência.

Inteligência é, por definição, fruto da sorte. Quem são seus pais e quanta proteína seu cérebro teve para se formar são fatos consumados. Portanto, pense duas vezes antes de ir pra cama com uma pessoa idiota.

Por outro lado, conhecimento é fruto de dedicação. Você tem um interesse, você o persegue.

Habilidade demanda disciplina. Requer um passo adiante quando todo mundo já está satisfeito.

Dentre os três, eu sempre aspirei à habilidade. Potência não é nada sem controle, assim como conhecimento e inteligência não são nada sem aplicação prática.

O problema acabe sendo que a busca da habilidade dificulta em muito a corrida pelo conhecimento… Especialmente à luz da semi-inteligência.

E esse foi mais um post da série: posts sem utilidade nenhuma, pra tapar buraco.

Advertisements

§ One Response to Sobre Conhecimento, Habilidade e Inteligência.

  • Anonymous says:

    ah, mas teve uma utilidade sim! com ele a gente pode conferir sua habilidade de embromation, sua sorte por tantas proteínas (ou não tería conteúdo pra sua embromation) e seus conhecimentos que atestam coisa e outra do começo ao fim tentando convencer os leitores de que você sabe e está convencido de algo que simplesmente… descarta. é brilhante!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Sobre Conhecimento, Habilidade e Inteligência. at AnarcoBlog.

meta

%d bloggers like this: