Tudo junto, ao mesmo tempo, AGORA!

February 7, 2014 § 1 Comment

Um dos maiores prejuízos causados pelo platonismo foi a separação entre o mundo físico e o “mundo das ideias”.

Essa doutrina dualista (chamada de dualismo – duh) separa a vida em duas realidades: uma física, material e tangível, e uma imaterial. Dependendo do local do planeta e do período histórico, essa divisão ganhou subdivisões. O mundo físico, o mundo dos sentimentos, das ideias e o espiritual. Ou outras mil com nomes diferentes ou não.

O fato é que a ânsia (ocidental, especialmente) é a de retalhar a realidade. Dividi-la em órgaos para melhor entendê-la.

Grosseiramente, esse é o movimento de todo o ocidente: Filosofia se divide em física, química, matemática, biologia, religião, magia, ética, política, retórica e, óbvio, filosofia.

Com o passar do tempo, até as divisões foram tendo divisões, matemática prática e teórica, física quantica, newtoniana e relativística, etc, etc, etc.

Isso está tão entranhado na nossa vida que nem cogitamos que possa existir uma outra realidade.

Os hindus, por exemplo, são monistas. Eles acreditam que a realidade é uma e que a alma, os pensamentos, as emoções, etc, têm existência física. Quando você morrer, se você não for um cara foda, sua alma vai ser dissipada no universo e você vai deixar de existir. Da mesma forma que seu suor gruda no corpo, seus sentimentos também. E seus pensamentos podem ficar acumulados embaixo da cama.

É… hinduísmo é uma religião meio sangue ruim.

Todas essas discussões (e distinções) sempre me vêm à cabeça quando surgem aqueles conselhos simples e “jeniais” dos livros de auto-ajuda sobre “as áreas da vida”. Você têm a área profissional, a área afetiva, a área profissional e a área familiar. Ou você tem oito áreas. Ou nove. Ou sei lá quantas inteligências, ou divide a sua vida em quatro elementos. Whatever. Aí, vêm conselhos sobre manter um equilíbrio médio entre as áreas porque se uma ruir, você não cai.

Okey, a vida não funciona muito bem assim.

A pretensão de organizar as coisas não funciona com a biologia, e acho que não vai dar muito certo com outras coisas também. Se alguém tem insuficiência cardíaca, os rins filtram mal, consequentemente o fígado fica comprometido e todo o resto morre.

As doenças psicossomáticas jogam por terra também a separação entre corpo e alma.

Pensamentos e sentimentos também se retroalimentam.

Agora você está pensando no momento mais feliz da sua vida. De nada.

A vida não é equilibrada. A realidade não usa um critério de justiça. Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco. Você é tão forte quanto seu equilíbrio mais instável.

Seria muito bom que excesso de amor pagasse contas ou que dinheiro no banco curasse depressão. Não paga. Não cura.

Você precisa de uma porrada só pra que a euforia da promoção vá por água abaixo. E não adianta nada trocar de carro pra tentar salvar aquele namoro disfuncional.

Então, ao invés de procurar a felicidade média (soma tudo e divide pelo número de áreas). Take a deep breath e encara a pior merda primeiro. Isso deixa a vida muito mais difícil. Mas funciona muito melhor.

Advertisements

§ One Response to Tudo junto, ao mesmo tempo, AGORA!

  • Anonymous says:

    ok, ainda acho que dá para dividir de forma didática como forma de se aproximar de um problema e ajudar a encontrar possíveis soluções.. Porém, contudo, todavia, vc me possibilitou um insight.. Ao invés de organizar as “diferentes áreas da vida” para que esse equilíbrio reflita, a posteriori, em vc, que tal se eu questionasse o que em mim está desequilibrado e como isso se manifesta nas diferentes áreas da vida?
    Essa pequena mudança conceitual tem implicações bem diretas. Vou fazer essa experiência daqui para frente. Tks! :)

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Tudo junto, ao mesmo tempo, AGORA! at AnarcoBlog.

meta

%d bloggers like this: